Rede social foi sucesso nos anos 2000 e conquistou 300 milhões de usuários ao redor do mundo
Na mesma semana em que o bilionário Elon Musk seguia monopolizando a atenção com a compra do Twitter por aproximadamente US$ 44 bilhões, o Orkut Büyükkökten, fundador da plataforma que leva seu primeiro nome, publicou um comunicado informando que o domínio do site foi reativado e, ainda que não tenha emitido detalhes do que ele pretende com o movimento, deixou algumas dicas sobre o atual contexto das redes sociais.
Diante da repercussão relacionada à volta de uma rede social que conquistou não só o coração, mas a audiência dos brasileiros, várias teorias e questionamentos começaram a ser criadas em torno do fato. O Orkut chegou a ter mais de 300 milhões de usuários e o Brasil era o país com um dos maiores números de comunidades e pessoas na plataforma que foi criada em 2004 quando Orkut estudava em Stanford e também no Google. Em 2014, a rede foi desativada.
A expectativa pela volta do Orkut despertou muitas dúvidas entre os usuários. Desde que o domínio orkut.com foi reativado, na última quarta-feira (27), os internautas querem saber quando a rede social vai voltar a funcionar e se já é possível criar uma conta na plataforma. O assunto foi o mais buscado no Brasil, de acordo as tendências de pesquisas diárias da ferramenta de análise Google Trends. Mas o fato é que ainda há muita incerteza sobre a volta do site que foi criado em 19 de janeiro de 2004 e durou 10 anos.
No anúncio, Orkut Büyükkökten afirma que está construindo algo novo: “Eu sou um otimista. Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. É por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós-graduação em Stanford. É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!”.
Vamos aguardar novas informações de como será o “algo novo” que está sendo construído.